Uirapuru-X:
O sistema experimental de microXRF Uirapuru-X foi desenvolvido no LIETA para se realizar mapeamento (imageamento) – distribuição em 2D de elementos químicos em vários tipos de amostras – de amostras com resolução espacial que varia de 0,3 – 1,0 mm. O sistema Uirapuru-X é constituído por um tubo de raios X altamente colimado e um detector semicondutor do tipo SDD. O. O sistema é totalmente automatizado e é capaz de processar uma grande quantidades de espectros de fluorescência de raios X.
Todo o sistema é controlado por um microcomputador (Raspberry Pi) através de um Sistema Integrado de Controle (SIC) que possui uma interface gráfica de usuário via website para ser independente de sistema operacional, permitindo o usuário realizar suas análises através de qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar conectado a rede do sistema.
Para maiores informações consulte a dissertação de mestrado de Diogo S.S. da Costa, “Desenvolvimento de um sistema de microfluorescência de raios X portátil e automatizado para mapeamento 2D da distribuição elementar em amostras heterogêneas”, 2017, Programa de Pós-Graduação em Física, UERJ.


