Áreas de Pesquisa:
Na UDT-LIETA as principais aplicações com radiação ionizante e espectroscopia Raman realizadas podem ser enquadradas em seis áreas que refletem o perfil de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e mostram a capacidade de aplicações das técnicas analíticas de medidas em diferentes áreas da ciência e tecnologia.

Biomédica:
Nesta área utilizamos as técnicas analíticas para estudar o desenvolvimento do câncer, hiperplasias, doenças neurodegenerativas, leucemias, Alzheimer entre outras. Usamos sistemas de espectrometria de raios X convencionais com tubos de raios X e uma câmara de radiação UVC automatizada para inativação de microrganismos, incluindo o SARX-Cov-2 (câmara confeccionada durante o desenvolvimento de um trabalho de dissertação). O sistema de Microtomografia de raios X tem sido utilizado em trabalhos com a Faculdade de Odontologia da UERJ para análise de novas composições de resinas para restauração dentária.
Arqueometria e Conservação de Bens Culturais:
Está área tem se desenvolvido bastante, principalmente, na utilização da radiação ionizante para a caracterização de obras de arte e bens do patrimônio cultural assim como para a análise de falsificações e trabalhos de intervenções e restauro. Temos trabalhado em Arqueometria com publicações e projetos de pesquisas aceitos pelas agências de fomento. Para estudos em Arqueometria poderemos utilizar todos os equipamentos de medidas do LIETA (portáteis – confeccionados no LIETA e comerciais) para a análise principalmente de cerâmicas, pigmentos em quadros e gravuras, amostras de ouro, moedas antigas entre outros tipos de amostras de valor histórico e cultural. Alguns trabalhos são desenvolvidos em parceria com o Museu Imperial.


Meio ambiente:
A poluição do ar no ambiente urbano tem sido um problema mundial nos últimos anos e é ocasionada principalmente pela queima de florestas e pelas descargas veiculares e industriais. O aumento do número de fontes poluentes como os veículos automotores e as indústrias, especialmente, nos centros urbanos, fizeram com que aumentasse consideravelmente a concentração de elementos químicos nocivos à saúde humana no ar. Portanto, o estudo da qualidade do ar é um tema de grande importância mundial por afetar a saúde dos seres humanos, dos animais, dos vegetais e das estruturas de bens públicos. Cabe ressaltar que a poluição industrial também pode comprometer a qualidade da água dos rios, mares e dos lençóis freáticos que abastecem várias populações. Para esta área, utilizamos os equipamentos de espectrometria de raios X (XRF, TXRF e EDXRF) na caracterização de amostras de solo, plantas, animais aquáticos, rochas, água e efluentes a partir da presença de elementos traços buscando uma assinatura elementar que correlacione as análises com os ambientes contaminados. Também estudamos os níveis de Arsênio (elemento tóxico) em amostras de arroz (polido e integral) nacionais e importadas.
Engenharia de materiais/Geologia:
Recursos naturais como água, gás e petróleo ocupam os espaços vazios contidos nas rochas, o que torna essencial o conhecimento das feições relacionadas aos poros para investigação de reservatórios. As pesquisas no LIETA têm contribuído para caracterização e correlação dos litotipos com a capacidade de armazenamento de fluidos. Na investigação dos aspectos petrofísicos, os dados quantitativos relacionados à porosidade e à distribuição do tamanho do poro em rochas são determinados tanto diretamente em lâminas petrográficas, quanto por métodos indiretos que utilizam injeção de gás ou mercúrio em picnômetros. A Microtomografia de raios X (MicroCT) é aplicada ao estudo da porosidade nas rochas. Nessa área temos desenvolvido trabalhos com a Faculdade de Geologia e a Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UERJ.


Ciências Forenses:
Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento do setor armamentício, certos crimes tornaram-se mais complexos, tornando necessária a participação de profissionais especializados em várias áreas da Ciência com o intuito de realizar investigações policiais mais eficazes. Portanto, a Ciência Forense pode ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes e vários outros assuntos legais. As técnicas analíticas que utilizam radiações ionizantes podem ser utilizadas com bastante eficiência para dar suporte às investigações periciais na área forense. Podem auxiliar na resolução de crimes ambientais (contaminações em água, ar e solo), falsificações de joias e gemas, análise de drogas e produtos farmacêuticos, falsificações de alimentos e bebidas, análise forense de obras de arte e documentos em geral, identificação positiva de tinta e verniz para veículos, identificação de fibras e partículas desconhecidas, mapeamento químico de impressões digitais, análise química de materiais de uma forma geral e a investigação de resíduos de pólvora tradicionais e não tóxicas.
Petróleo e gás:
Um problema impactante na tecnologia de prospecção de petróleo é a presença de microfraturas na estrutura do poço. Esses pontos de fragilização colaboram grandemente para o processo de desmoronamento do poço. Por outro lado, através de microfraturas, o óleo pode ser extraído de seu local de depósito. A análise da região onde a microfratura se apresenta é relevante no planejamento de exploração da reserva de petróleo. As microfraturas podem ser produzidas por acidificação ou por processo natural esgotamento. Outra questão essencial é a compreensão das camadas de solo presentes no pré-sal. Pouco se conhece sobre estas estruturas e o seu estudo é de impacto global, pois pouco se sabe sobre o comportamento dos carbonatos nas condições próprias do reservatório. Desenvolvemos trabalhos para a caracterização da qualidade de óleos obtidos fazendo o levantamento de elementos traços e enxofre em amostras oriundas do processo de extração do petróleo e sua transformação em combustíveis e plásticos.
